dimanche 25 octobre 2009
vendredi 9 octobre 2009
mercredi 1 juillet 2009
GALERIA DE FOTOS
Nesse último final de semana do dia 22 de julho comemoramos a Festa de Sant'Ana na Praia Grande do Bonete com Léo da Rabeca, Gaúxo e a participação ilustríssima no nosso representante da Comunidade Zé do Bonete!!
Matilde entrou em festa e abriu as suas portas para o Grupo Cambinda Auwê que agitaram os convidados ao som de diversos ritmos regionais com muito côco, maracatu rural, cavalo marinho entre outros.
Festa Junina na Estação Natureza com a apresentação da banda Maracajá Ritmo Rabeca e infelizmente a última com o integrante Léo da Rabeca, mais ele continuará sua trajetória com suas músicas inspiradas nos Ritmos Regionais que continuarão a fazer parte do seu repertório.
No dia 26 de junho a Grupo Maracajá se apresentou no Bar e Restaurante CORDEL, na Vila Madalena.
Dia 21 de junho aconteceu a II Festa Junina na Casa do Mestre Ananias com muito forró, samba de roda e comidas típicas. Entre as atrações a Grupo Maracajá esteve presente no evento fazendo a galera arrastar o pé!!!
Casa Mestre Ananias
A Casa Mestre Ananias é um centro de capoeira Angola e cultura baiana em São Paulo. É também um projeto social que atende as crianças da região do Bixiga, oferecendo aulas de capoeira e música. Vale a pena ir lá, as festas tem sempre um astral bem gostoso.
Festa Junina no Fundão Grill Restaurante Bar
lundi 22 juin 2009
MATILDE EM FESTA
Não percam, neste domingo dia 28, a partir das 17:00 horas, tem forró na Cozinha da Matilde e desta vez com uma apresentação muito bacana do Grupo Cambinda Nova de Pinheiros que vai trazer uma série de ritmos tradicionais pernambucanos, entre eles, maracatu rural e caboclinho, pra ninguém ficar parado!
jeudi 11 juin 2009
AULAS DE RABECA
14/03/2013
Leonardo Corrêa nascido e criado em São Paulo, no bairro boêmio da Vila Madalena, começou cedo na música. Aos 7 anos ganhou seu primeiro violino e a partir daí começaram suas primeiras arcadas.
Em 2005 teve seu primeiro contato com a rabeca através do amigo Ricardo Bressan que trabalha na confecção do instrumento. Além da produção totalmente artesanal, Ricardo também considera, durante o processo de criação, o reaproveitamento, de materiais buscando uma forma econômica e que reduza o impacto ambiental de suas atividades na natureza, sem prejudicar a qualidade do instrumento.
Sempre buscando novos estilos musicais Leonardo fez parte de diversas bandas mas hoje dedica-se aos ritmos regionais com sua rabeca.
A rabeca é um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. É um instrumento de arco, precursor do violino.
No Brasil encontarmos a rabeca de Norte a Sul do país, aparece em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização brasileira.principalmente no nordeste, onde sua presença é muito comum em comunidades rurais como o Maracatu, Forró e Cavalo Marinho.
Nas regiões sul e sudeste, é encontrada no fandango, dança típica da Espanha e de Portugal, que chegou ao Brasil junto com a rabeca durante a colonização. Como característica de sua dança agitada, o fandango faz parte das festas dos caiçaras, moradores do litoral de São Paulo e Paraná, onde tocam em ocasiões como batizados, festas religiosas, casamentos e durante o carnaval, que é acompanhado pelo som da Rabeca.
Sua construção, a afinação e a maneira de tocar mudam conforme a região de origem. Ultimamente a rabeca tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos.
Os grandes mestres pioneiros que marcaram história com suas rabecas: Luís Paixão, Mané Pitunga e seu João Salustiano, pai do mestre Salustiano que inspiraram e inspiram até hoje rabequeiros mundo afora.
A rabeca é um instrumento que se diferencia da quase totalidade dos outros por uma característica fundamental: a ausência de padrões no seu processo de construção, no seu formato, tamanho, número de cordas e outros detalhes. Tais características garantem que cada instrumento tenha uma 'personalidade' uma voz própria.
Quem estiver interessado em ter aulas de rabeca por favor entrar em contato pelo email: leodcorrea@hotmail.com
Inscription à :
Articles (Atom)